sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Associação Acolhimento Bom Pastor


PROJETO MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Na Tríplice dimensão do nosso carisma que é o acolhimento: acolher é evangelizar, é amar, é formar vivemos nossa missão de acolher a todos os que se aproximam da Comunidade Bom Pastor, de forma especial e preferencial os excluídos da sociedade.

Devemos levar Cristo Pastor aos nossos irmãos excluídos e marginalizados da sociedade, colaborando para que todos tenham Vida e Vida em abundância conforme relata o evangelista São João 10,1ss.

A Doutrina Social de nossa Igreja será a nossa fonte de informação e formação.

(Constituição Comunidade Bom Pastor § 10 item c)

Toda ação evangelizadora e de atuação da Comunidade, realizamos com o intuito de acolher todos os “pobres” de Deus, todos os que têm sede de justiça e fome da Palavra e do pão, todos os que sofrem.

Realizamos o acolhimento, amando a Deus e sendo amado por Deus, assim como devemos amar o próximo. (Constituição Comunidade Bom Pastor § 9).

Promovemos o acolhimento como carisma da Comunidade através da Associação Acolhimento Bom Pastor.


OBJETIVO GERAL DA ASSOCIAÇÃO

Proporcionar melhorias na qualidade de vida, das famílias em condições de vulnerabilidade social, que residem no Bairro Novo Horizonte (Varjão), promovendo atividades que envolvem crianças, adolescentes, jovens, adultos, mães e pais, e através dessas atividades trabalhar na conquista e no resgate da dignidade da pessoa humana:


OBJETIVO ESPECÍFICO

I – Preparar os jovens e adolescentes para o Mercado de trabalho, através de formação técnica e social, conscientização ética e postura como agente de mudança em qualquer ambiente.

II – Despertar nas famílias possibilidades de trabalho cooperativo, a fim de auxiliar na renda familiar e extinguir o assistencialismo, promovendo condições para um ambiente alternativo e legal de trabalho.

III – Dar assistência e orientação psicológica as famílias, principalmente as que apresentarem desestruturadas emocional e economicamente, auxiliando num redirecionamento adequado para a recuperação da estrutura familiar.

IV – Fornecer um ambiente sadio para que as crianças e adolescentes tenham atividades extra-escolares e não fiquem expostas a possíveis ambientes inadequados em seus momentos de ociosidade.

V – Preparar a população para darem continuidade a estes objetivos futuramente, proporcionando uma comunidade auto-sustentável em todos os sentidos.


SITUAÇÃO ATUAL

Há 10 anos desenvolvemos uma série de trabalhos nesta comunidade, no fim de 2006 atendíamos em uma casa alugada de 3 pequenos cômodos e devido a necessidade do aumento de atendimentos, adquirimos através de doações e empréstimos, uma pequena casa de 4 cômodos com um terreno mais amplo que nos proporcionaram um aumento de 30% dos atendimentos no que chamamos Casa de Acolhimento, e num censo atualizado de 2007, estamos atendendo:

Acompanhamento de 30 famílias, através de visitas domiciliares, quinzenais onde realizamos: assistência alimentar, orientação psicológica, orientação sobre organização e higiene do lar e cadastro para possíveis empregos;
Na Casa de Acolhimento atendemos cerca de 80 crianças e adolescentes, engajados nas oficinas disponíveis.
Acolhemos cerca de 18 mães nas oficinas com atividades que possam gerar renda para a família.
No total atendemos atualmente cerca de 250 pessoas

PRECISAMOS DA SUA AJUDA PARA MANTERMOS E AMPLIARMOS NOSSO PROJETO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Estrada Municipal do Varjão, 1641 - Jardim Novo Horizonte
Jundiaí- SP

E-mail: escritorio@comunidadebompastor.com.br
Telefone: 11 4582-4163

Estamos no facebook

Mais lidos da semana